terça-feira, 28 de abril de 2009

Poeta Imoral

Quando fiz minha primeira musica. A primeira de todas. Achei ela tão careta que joguei fora no lixo e pensei nunca mais escrever outra. Mal tinha certeza disso, já estava eu fazendo outra.. e outra.. e mais outra. Por mais que nao gostasse de nenhuma, me divertia com a possibilidade de ser cantor. Poeta. Escritor.

Um dia, minha irma, colocou uma folha amassada em seu mural com dizeres que havia feito.
Dizia ela: De onde você copiou isso?
Eu, menino, ingenuamente disse: Da minha cabeça.

Incrédula, ela passou a procurar na internet as verdadeiras referencias. E não encontrou.


Conforme fui me tornando homem grande, refinando minha escrita, percebi que a produção acontece em sintonia com a alma. E que essa é imoral. Pois rompe com as regras e jogos do corpo e da mente. Foi assim que passei a gostar daquilo que escrevia. Talvez porque com esse saber, passei a escrever aquilo que realmente precisava e queria escutar de alguém.

Quando vejo as pessoas lendo-me... ou, replicando-me por ai... me brilha essa imoralidade. Sinto minha funcao de poeta ou escritor se completar pois consegui em palavras, traduzir não só uma verdade da minha alma... mas sim, dar vida a imoralidade que as vezes não podeSer dita por qualquer um.

Essa sensação de completude, de poder cativar os outros por ter a capacidade de ordenar palavras de forma inesperada é que faz um poeta um eterno pobre de riquezas materiais.... mais um rico eterno na consciencia dos que o replicam.

Multiplicar suas palavras em meu blog, que possuem frases de Vinicius de Morais, Tom Jobim, Chico, Noel e outras pessoas que também deram asas a imoralidade que o homem corpo social não consegue falar e escrever, é torna-los eternos, em todas as instancias. Seus nomes são vivos dentro de mim. Este era o verdadeiro intuito, já que suas palavras tinham realmente me tocado fundo!

O profissionalismo do poeta é dar vida ao que é abstrato, transpondo a barreira do utópico para o real. Tornar a poesia em razão é dar um tiro no pé, e de certa forma ultrajar qualquer compromisso com o sentimento, aquele que fez em determinado momento tais palavras serem ordenadas com sabedoria.


RCN

4 comentários:

  1. Minha admiração por você foi reconhecida e declarada no primeiro contato.
    O dom nato de transcrever suas idéias, e de descrever idéias alheias,(entre outros) te torna especial!
    Veio ao mundo não apenas para embelezar com sua aparencia, mas tambem, para intrigar com suas palavras.
    Inspiração divina!
    n.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas palavras!
    Sempre que quiser, visite!
    e quando quiser falar, fique a vontade.

    ResponderExcluir
  3. Do caráleo.
    O poeta, o escritor, o livre-pensador tem, além da fluência da linguagem, uma coisa preciosérrima, que é a responsabilidade.
    À parte o livre-arbítrio, quem tem o talento de falar pra massa e incutir idéias nas pessoas tem, além de tudo, a arma bonita da compaixão, da entrada dentro do próximo e da compreensão.
    Falar ao outro, além de ser falar consigo mesmo, é passar amor pra frente sob a forma de palavras.
    Parabéns poeta!

    ResponderExcluir