terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Crônicas de um Hexa

Por alguns momentos, eu não acreditei. Quando o árbitro apitou e o São Paulo era campeão de novo, nem sabia o que dizer...

Mentira!

O Tricolor Paulista, o mais vitorioso time do país do futebol, se distanciou ainda mais dos seus pares. Mora agora sozinho no sexto andar e sozinho como tricampeão. O retrovisor está ficando pequeno. Nos jornais, só se vêem matérias do tipo "pressão pela Libertadores aumenta para 2009". Hahaha! Essa é a rotina de quem não sabe o que é perder. Disputar nunca é o bastante, só o título importa e ele tem que vir. Sempre!

Os pais deste título são Muricy Ramalho e Juvenal Juvêncio. O primeiro, pelo trabalho sério e perfeccionista. Mestre. O segundo, por bancar o primeiro quando o mais "racional" seria mandá-lo embora quando os primeiros resultados ruins aparecessem. Eu não acreditei. Eles sim. Ainda bem.

O time da fé conseguiu reverter uma diferença de onze pontos. A diferença de -11 acabou em +3! Enquanto todos tropeçavam nas pernas, o São Paulo simplesmente vencia. E não perdia. De quebra, juntou recordes este ano. Fora o óbvio do número de taças (alternadas e em seqüência), Muricy conquistou 3 seguidas (junto com Minelli, o único), Rogério foi o capitão nas 3 (Zico também levantou 3, mas em anos alternados), foi o campeão dos pontos corridos que menos perdeu (5 vezes) e com certeza deixará o Inter para trás na contagem histórica da Bola de Prata da Placar (palpite: Ceni, André Dias, Miranda, Jorge Vagner e Hernanes levam). Ceni será Bola de Ouro. Ceni é lenda.

Aos outros, resta pensar nos erros de 2008 e nos planos para 2009. E como se errou este ano...

O Corinthians fez a obrigação de vencer a série B e voltar à elite. Venceu e venceu bem. Porém dançou frevo na final da Copa do Brasil, vascilou feio!

O Palmeiras virou abóbora. Termina o ano derrotado no Palestra e com vaga herdada da incompetência do Flamengo. De favorito ao título, comemorou a vaga da Libertadores como se esse fosse o real objetivo do Brasileiro. O Paulista estava mesmo de bom tamanho.

O Santos termina o ano com o alívio de não ter caído. E foi por muito pouco. Quase que a baixada santista virou a Rebaixada Santista. Tadinho de Pelé.....

Mas a alegria maior mora no Rio de Janeiro.

O Botafogo... Bom, o Botafogo é a Portuguesa deles. Simpático e inofensivo.

O Fluminense quebrou o salto e perdeu o rumo. Eliminar o São Paulo foi a grande conquista deles em 2008. Parabéns, vencer e perder é do esporte. Ano que vem estaremos lá de novo. Eles não.

O Vasco caiu. Pela primeira vez. Sem mais, bem feito.

O Flamengo foi o fanfarrão do torneio. Conseguiu o que parecia impossível. Jogou como se espera de um time do Rio, como se fosse a pelada do fim de semana. Começando pela humilhante eliminação na Libertadores. Título? Não. Vaga? Ops, também não. E estava tudo pronto para a festa do título? Marcio Braga, não desperdice comida e faça um churrasco. Vocês devem ser bons nisso. E digo mais, quero a taça das bolinhas. A taça bolas.

Nos EUA, existe um termo que eles usam para definir o período de domínio de uma equipe...

DINASTY,

Nojento

Um comentário: